Filme de Longa-Megragem em desenvolvimento

Apresentação do Projeto

No sertão mineiro, mais precisamente em São Romão, cidade ribeirinha do Rio São Francisco, norte de Minas Gerais, onde Nívea e João vivem uma intensa história de amor fulminante.

Com forte carga erótica e psicológica, mergulhando profundamente em desejos carnais subconscientes sob a influência de uma sociedade perversa e nas contradições humanas eternas entre impulsos sexuais libertadores e escravização erótica, o filme ‘Corte’ revela muito mais do que corpos nus.

A forma de abordagem do filme se dá através do relacionamento amoroso de Nívea e João. Ela saiu ainda jovem de São Romão em busca de um futuro melhor. Desde sempre a menina mais bonita do grupo escolar, Nívea acaba de retornar a cidade, vindo de São Paulo onde passou os últimos 15 anos como uma prostituta de luxo. Já ele, é o homem responsável pelo funcionamento e manutenção da balsa de São Romão. A cidade, distante 600km de Belo Horizonte, é banhada pelo Rio São Francisco e a ponte mais próxima está a quase 200km de distância. A família de João administra e controla a cidade desde sua emancipação, no final da década de 20. Seu tio, irmão de sua mãe Dona Célia, é o atual prefeito da cidade.

O casal protagonista estabelece uma ligação profunda entre sexualidade e obsessão, provocando o auto-isolamento, a insularidade, a desconfiança e uma atitude hostil em relação ao mundo exterior. É neste contexto que a pequena cidade é surpreendida pelo caso de amor imprevisível de Nívea e João.

Sinopse

Ao receber noticia do falecimento de sua mãe, Nívea volta para São Romão após muitos anos longe. Por forças do destino conhece
João, o homem da balsa na pequena cidade ribeirinha do rio São Francisco. Inesperadamente os dois se envolvem em um caso de amor obsessivo e enquanto o casal se torna cada vez mais isolado, prisioneiros virtuais de amor em busca do prazer sexual sobrenatural, eles se tornam mais distantes e hostis para o mundo ao redor. Toda a população se volta contra Nívea, pois a família de João, que administra e controla a cidade desde sua emancipação, fica incomodada com ausência de João. Afinal, ele deixa suas responsabilidades com a balsa de lado e a movimentação da pequena cidade se torna imprevisível e caótica. A situação desacata conflitos e tensões da pequena cidade e seus personagens. Os desejos de Nívea e João se tornam uma obsessão sexual tão forte que para intensificar seu ardor, eles deveriam renunciar a tudo, e sua relação acaba assumindo contornos trágicos.

Notas do Diretor

A palavra “corte” é oriundo do significado da palavra “sexo” em latim: cortar; corte. Mais que um filme sobre sexo, ‘Corte’ é um filme sobre o amor de forma plena e ao extrema, tendo como inspiração inicial a vida de Abe Sada, uma mulher, no Japão do final da década de 30, que cortou a parte genital do homem com quem tinha um caso. A mesma história foi adaptada para o cinema e virou um clássico: “O império dos sentidos”, de Nagisa Oshima.

Diferentemente do filme de Oshima, ‘Corte’, além de contar a tórrida história de Nívea e João, vai investigar de perto o Brasil interiorano, com todos seus encantos, peculiaridades e complexidades. Sem deixar de revelar suas mazelas, injustiças e desigualdades. A prostituição infantil e principalmente a velha política coronelista brasileira, também são temas fundamentais ao filme.

‘Corte’ é uma história de amor contada pelas raízes do sertão mineiro. Para além disso, um Brasil interior também será visto e anunciado nas telas, o que deixa o filme ainda mais atual e por que não, político.

 

  • UM / ONE
    UM / ONE
  • FORO ÍNTIMO | INNER COURT
    FORO ÍNTIMO | INNER COURT
  • cajaíba
    cajaíba
  • Um Branco Súbito / Breakthough
    Um Branco Súbito / Breakthough
  • July War
    July War
  • Lua Cheia d’Àgua / Moon Full of Water
    Lua Cheia d’Àgua / Moon Full of Water
  • Morro da Conceição / Conceição Hill
    Morro da Conceição / Conceição Hill
  • Noite Aberta / Translucent Night
    Noite Aberta / Translucent Night
  • À Beira do Abismo / Edge of the Abyss
    À Beira do Abismo / Edge of the Abyss
  • Capital Circulante | Circular Capital
    Capital Circulante | Circular Capital
  • Carta Para o Futuro /  Letter For the Future
    Carta Para o Futuro / Letter For the Future
  • SX80bh
    SX80bh