Cabeça de Porco

Filme de Longa-Metragem em desenvolvimento

Uma coprodução Hungry Man | VFilmes.

Cabeça de Porco é como são chamados os prédios com dezenas de apartamentos minúsculos onde reside uma classe média baixa. Há inúmeras histórias nestes espaços que existem por todo o Rio de Janeiro, inclusive em Copacabana, lugar onde se aglomeram uma diversidade de tipos e narrativas.

No longa-metragem, três jovens moradores de um cabeça de porco em Copacabana vivem com pais ausentes e famílias disfuncionais. Sem perspectiva de futuro e de solução para problemas que se apresentam, eles se envolvem em um esquema criminoso. Mas o que parecia uma ação rápida e inconsequente se torna um caminho sem volta.

Sobre o Filme

A ideia do filme nasceu a partir de uma grande pesquisa realizada em alguns dos principais jornais do país: O Globo e Extra (RJ),  Folha de São Paulo (SP) e A Notícia (SC). Mais de 200 matérias foram extraídas destes jornais, revelando uma triste realidade: o envolvimento dos jovens brasileiros da classe média, moradores dos grandes centros urbanos, com o universo das drogas e da marginalidade.

Cabeça de Porco mostra uma Copacabana pós Copa do Mundo e Olimpíadas, na qual a promessa de um futuro próspero não se tornou realidade. Por trás de um dos maiores cartões postais do mundo, há clima de fim de festa.

O documentário “Edifício Master”, de Eduardo Coutinho, apresenta uma Copacabana por trás do glamour do bairro turístico mais conhecido do Brasil. “Trainspotting”, de Danny Boyle, é sobre jovens adultos sem esperança de futuro.

Seguindo essa linha, Cabeça de Porco retrata vidas pouco exploradas no cenário da Zona Sul, nas quais papéis são invertidos e jovens herdam o fardo de cuidar dos pais, onde a falta de perspectiva de uma classe média desiludida cria adultos que buscam soluções imediatistas e inconsequentes.

Personagens

JÚNIOR, jovem de 22 anos, mora em um cabeça de porco em Copacabana com seu pai WILMAR. Desde a morte da mãe de Júnior, cinco anos atrás, o homem cheirou e bebeu todo o apartamento; seu vício em cocaína afundou a família e deteriorou sua saúde. Júnior se vê na obrigação de cuidar do pai e da casa.

Amigo de infância de Júnior e morador do mesmo prédio, LELÉ, 23, é instrutor de academia. Envolvido em um esquema de venda de anabolizantes coordenado pela dona da academia, Lelé recebe dela uma bolsa cheia de dinheiro que precisa entregar para um fornecedor.

SORAYA, 21, é estudante universitária de dia e motorista de Uber à noite. Ela mora com CINTIA, sua mãe, no mesmo cabeça de porco que Júnior e Lelé. O dinheiro é apertado e a mensalidade da faculdade e o seguro do carro vivem atrasados.

Júnior descobre que seu pai está doente e precisa de tratamento no mesmo dia que Lelé perde a bolsa de dinheiro e Soraya bate no carro de um homem que exige que o seguro dela pague o conserto.

Nessas situações críticas, os três cruzam com MARCINHO, um playboy bandido de Copacabana. O esquema de Marcinho é invadir apartamentos de luxo, render os moradores e levar dinheiro e joias. Júnior, Lelé e Soraya se juntam à quadrilha, encarando o crime como uma saída rápida para conseguir dinheiro.

CABEÇA DE PORCO é um drama realista carregado de altas cenas de ação. Com uma narrativa ágil e envolvente, o filme mergulha em um universo desconhecido de Copacabana, mostrando até onde a falta de perspectiva pode levar as pessoas.

 

  • CORTE | CUT
    CORTE | CUT